Descrição enviada pela equipe de projeto. No 25º aniversário de encerramento do famoso aeroporto de Kai Tak, em Hong Kong, foi apresentado o mais recente projeto da Snøhetta Ásia na cidade - AIRSIDE, um marco de uso misto com certificado LEED Platinum que será a porta de entrada para um distrito empresarial reurbanizado e movimentado. O projeto entrelaça generosos espaços públicos e jardins através de uma série de praças e terraços adequados para agricultura urbana, além de restaurantes, eventos e recreação. O empreendimento também incorpora práticas de sustentabilidade inéditas, tornando-se o primeiro em Hong Kong a receber cinco das mais altas certificações de construção sustentável.
Com vistas para o Porto Victoria e o Rio Kai Tak, o projeto de 177.670 metros quadrados mescla uma torre de 213 metros de altura com uma segunda torre e sua base em uma forma contínua. Localizado no topo da estação Kai Tak MTR, o projeto estende a paisagem urbana para a própria arquitetura, criando acesso direto entre áreas pedonais, espaços comerciais na base da torre e jardins elevados.
Criando um ambiente público vibrante e um ponto de referência para o bairro. A massa do edifício é composta por cinco volumes interconectados que gradualmente se elevam a partir do Rio Kai Tak, conferindo à torre de 213 metros de altura uma presença convidativa no nível do solo. As formas esculpidas do edifício moldam uma série de espaços urbanos de escala humana no térreo e jardins no terraço com vistas panorâmicas do Porto Victoria e Kai Tak. Praças ajardinadas cercam a arquitetura, integrando-a ainda mais ao entorno e criando um ambiente pedonal envolvente. Tanto a torre quanto a base descem suavemente em direção à extremidade sul, revelando os terraços para a praça circundante e o passeio ribeirinho, criando uma sensação de interconexão entre eles.
Um generoso jardim elevado coroa a base que contém o átrio central do edifício, gerando um espaço público distintivo que oferece vista para o entorno, com muitos bancos, elementos de água e áreas vegetadas. Abaixo dele, no coração do edifício, há um átrio comercial de vários andares com 60.000 metros quadrados, preenchido por luz natural, criando um amplo espaço comunitário e de encontro social. Acima do jardim elevado, há uma torre contendo 110.000 metros quadrados de espaços de escritórios de categoria A. Juntamente com as instalações culturais e de lazer próximas que estão em construção, o edifício se tornará um ponto de referência público para a área, ajudando a atrair startups, empresas criativas e negócios estabelecidos.
Evocando o legado da indústria têxtil. O conceito de projeto da Snøhetta presta homenagem ao legado da indústria têxtil, tornando legível a transformação tanto do investidor, Nan Fung Group, quanto de Hong Kong, desde seu foco na fabricação têxtil até o desenvolvimento imobiliário, finanças e tecnologia. Todo o projeto, desde o paisagismo até a fachada, volumetria e interiores, evoca aspectos de tecidos e alfaiataria por meio de movimentos de design como tecelagens, dobras, rasgos e cortes.
A volumetria do edifício, com suas faixas chanfradas, faz alusão aos rasgos e cortes envolvidos na fabricação têxtil. Sua fachada é composta por vidro suavemente curvado, criando um efeito visual que lembra as sinuosas cortinas e dobras de tecido. No hall da torre, uma instalação lumínica projetada sob medida com um padrão semelhante a uma teia se estende pelo teto.
O átrio comercial apresenta painéis revestidos com um tecido personalizado feito de plástico reciclado de mais de 100.000 garrafas pós-consumo, referenciando a história fabril de Nan Fung e de Hong Kong e adotando a ética de produção sustentável do século XXI.
A paisagem pedonal e as praças foram concebidas como dobras geradas a partir da torção das massas do edifício no tecido urbano. Passarelas suavemente inclinadas e praças se curvam através do projeto, criando paisagens convidativas que entrelaçam diferentes espécies e cores de plantas, muitas delas nativas.
Novos padrões de sustentabilidade. O AIRSIDE é projetado com os mais altos padrões de sustentabilidade e é o primeiro empreendimento privado em Hong Kong a receber cinco das mais altas certificações de construção verde. Os níveis da cobertura e da base abrigam mais de 1.350 metros quadrados de fazendas fotovoltaicas com painéis transitáveis - a maior fazenda fotovoltaica de qualquer edifício comercial em Hong Kong. É o primeiro empreendimento comercial a se conectar ao Sistema de Resfriamento do Distrito de Kai Tak, utilizando água do mar refrigerada distribuída por uma central para controle climático. O AIRSIDE também apresenta um sistema de estacionamento subterrâneo para bicicletas automático e pioneiro, incentivando a mobilidade sustentável.
Trinta por cento do terreno é coberto por uma paisagem composta em grande parte por espécies nativas e inclui elementos de água que ajudam a combater o efeito de ilha de calor urbano. O próprio edifício abriga 600 metros quadrados de jardins educacionais com fazendas urbanas. Outros aspectos sustentáveis incluem sistemas automatizados de triagem e armazenamento de resíduos, além dos movimentos de design que promovem ventilação e iluminação natural, proteção contra radiação solar e captação de água da chuva.